segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Dicas de Atenas - Parte I

PLANEJAMENTO DA VIAGEM E ALBERGUE

Compramos as passagens para Atenas no site Skyscanner.com . Compramos as passagens com mais de 1 mês de antecedência. Pagamos uns 60 euros (se voltassemos um dia antes, pagaríiamos uns 40 euros só, ida e volta. Mas decidimos ficar mais um dia e gastar um pouco mais).

Para reservar o albergue, a mesma dica de Berlim: comprar um guia do lugar, definir o que se quer fazer. Fizemos isso e acabamos reservando um albergue q ficava a uns 5 minutos andando da Acrópole, um dos pontos turisticos mais visitados da Grécia, clássico demais. Todo mundo que conhece a Grécia ou gosta destas coisas de história deve saber o que é a acropole. O albergue se chama Students & Travellers Inn. Pagamos 20 euros por noite (cada um). para quarto com 3 camas e um banheiro privado.

O albergue era muito simples, e muito menos organizado do que o albergue de Berlim. Não era informatizado, o cara da recepção anotava as reservas e pagamentos num caderno. Não era também tão limpo como em Berlim, mas também não era sujo. No entanto, o banheiro e os chuveiros coletivos não eram muito atraentes. Sorte q tinhamos reservado um quarto com banheiro privativo. (a diferenca de preço era de cerca de 2 euros por dia. Valia a pena ter um banheiro no nosso quarto).

Antes de contar tudo do albergue, conto como chegamos nele. Saindo do aeroporto de Atenas você tem duas opções:

- pegar o metrô (muito bom, limpo), custa 5 euros por pessoa;

- E também é possivel pegar um ônibus, que também é rápido (tão rápido como o metrô, não sei explicar como), limpo e custa so 3,20 euros.

Pra chegar no albergue pegamos o metrô porque nao até então sabíamos do ônibus. Leva-se cerca de 1 hora de metrô até o albergue, que tem como referência a Acropole ou também o Arco de Adriano (que fica na frente do templo de Zeus).

A dica do onibus, quem deu foi um portugues. Estava andando na rua conversando com meu amigo brasileiro e um velhinho perguntou em português de onde éramos. Ele mora no Brasil e de 2 em 2 anos passa 6 meses trabalhando na Europa. Parece ser mto bom, porque ele faz consultoria para empresas estrangeiras. Ou ele é muito mentiroso ou já trabalhou no mundo inteiro pelo q nos falou. Nos recomendou tb ver o Mercado de Pulgas (realmente um mercado de pulgas. É a Rua 25 de Março de lá. Esta comparação é pra quem conhece Sao Paulo, hein). Mas voltando ao onibus, também leva uma hora pra fazer o percurso aeroporto-acropole e vice versa. Este ônibus pàra, na verdade, ao lado ao parlamento grego. Este parlamento fica na Estação Syntgma, a 10 minutos a pe do albergue, mto sussa.

Bom, chegamos no albergue, pagamos o primeiro dia, o recepcionista deu a opção de pagarmos o resto depois. Cuidado com isso. Se você não deixar reservado o dia corrente, sair do albergue para andar e voltar depois (Pensando em acertar o pagamento) pode ser que você não tenha mais seu quarto disponivel, mesmo que tenha deixado suas coisas lá. O cara simplesmente vô que o pagamento do dia não foi feito ainda e entende q o quarto está livre. Isso não é incomum nos albergues. Portanto, se você tem certeza q ficara X dias, sugiro pagar os X dias logo de cara. Além do q se você for roubado, a grana do albergue já terá sido usada, hehehe.

30 comentários:

Anônimo disse...

Bem, eu não sou mochileiro (já fui quando era jovem como vc!) mas gostei das dicas.


Aproveito para convidá-lo a ir ao FATOS & FOTOS de Viagens e ver as muitas novidades e utilidades de viagens no blog e ler a última matéria que acabo de publicar: "TAORMINA, o Cartão Postal da Sicília".

Te vejo por lá!

Anônimo disse...

Valeu Arnaldo!
Acredito que a maioria das dicas também valham pra viajantes que não estejam fazendo mochilão!
Um abraço!

Frederico Oliva disse...

Gostei do seu blog! Adicionado nos meus favoritos!

Fê Costta disse...

Olá Zé!!

Adorei seu blog!! Já viajei bastante, mas até hoje não fiz um mochilão... quem sabe por aqui eu crio coragem! ;)

Te convido para conhecer meu blog de viagens: http://www.viaggiomondo.blogspot.com

Grande abraço e continua a postar suas aventuras e dicas! :)

Karen disse...

Boa tarde!

Sou Karen Oliveira, da empresa HOTWords e gostaria de convidá-lo a utilizar nossa ferramenta de Publicidade Contextual.

Uma campanha da Ades entrará no ar e a empresa anunciante está interessada em fazer anúncios em sites com o perfil do Zé Mochileiro.

Nossa Proposta de Parceria consiste em oferecer uma nova fonte de receita para você, através de seu site. Diferente de outros formatos de publicidade,
o nosso sistema é totalmente contextual, segmentado e não intrusivo; além de não ocupar espaço já que utilizamos de palavras de dentro do próprio corpo
de texto para fazer os anúncios.


Veja exemplos de HOTWords em funcionamento em alguns de nossos parceiros:
http://www.gazetaesportiva.net/ge_noticias/bin/noticia.php?chid=113&nwid=6938
http://ofuxico.terra.com.br/materia/holofote/2008/04/07/laura-proenca-nao-e-mais-solteira-79412.htm
(ao passar o mouse sobre a palavra duplo-sublinhada o balão do HOTWords é exibido para o usuário, e você ganha sempre que um usuário clicar nesse
anúncio )

Para implementar o HOTWords em seu site basta cadastrar-se em:
http://site.hotwords.com.br/seja_parceiro.jsp?crsource=promo4


À disposição para esclarecer qualquer dúvida e aguardando retorno.


Abraços,


Karen Oliveira
------------------------------
karen@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2509

Karen disse...

Bom dia,

Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via e-mail em 08/04/08.
Continuamos interessados no site.

Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.


Grata e à disposição,
--
Karen Oliveira
------------------------------
karen@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2509

Unknown disse...

Opa Zé!
Achei seu blog por acaso, vou fazer um mochilão de um mês na Europa, e alguns cantos que eu gostaria de passar, vc já foi.
Tem como mandar o seu email pra gente trocar alguma idéia?
htaube at gmail dot com
Abraço

Karen disse...

Bom dia,

Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via e-mail em 24/04/08.
Continuamos interessados no site.

Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.


Grata e à disposição,

Karen Oliveira
------------------------------
karen@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2509
------------------------------

Karen disse...

Bom dia,

Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via e-mail em 28/04/08.
Continuamos interessados no site.

Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.


Grata e à disposição,

Karen Oliveira
------------------------------
karen@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2509
------------------------------

Anônimo disse...

Olá


Entrei em alguns sites para compra de passagens de Milão para Paris e Londres.

Os preços ficam na base de 70 euros, porem as taxas são quase maiores que o valor da passagem.

Tem alguma dica?

Anônimo disse...

Ola!!!

Encontrei seu blog qnd pesquisei no google sobre disca de mochilao pela europa...Estou indo para Barcelona dia 26 de junho e vou passar um mes por la...entretanto queria aproveitar melhor meu tempo e rodar alguns lugares! Temos praticamente a mesma idade e de repente os gostos se parecem ja que vc tem rodado muito por ai!Estou sozinha, logo, estou super em duvida pra onde ir!!! Sera que voce poderia me ajudar!

Meu email é thais.disnard@gmail.com! Aguardo seu contato!! =))

Kladina disse...

oi Zé, fala ai!
FA zum tempinho q vc não posta..
então, achei seu blog justamente pq to pesquisando p fazer um mochilão pela europa... mas um mais curtinho, tipo... 30 dias (minhas férias hahahah)
Espero que vc poste mais coisas e me de algumas dicas também - além das que ja tem aqui, q são beeeeeeeem legais.. =D
Bjoka e boa sorte.
Chris

Anônimo disse...

muito legal seu blog.. soh gostaria de alertar aos mochileiros a nao andar de taxi em atenas.. eh furada na certa...
fikei no plaka hotel, mto bem localizado, gostei.
bom mochilao pra voce!
camile.

Anônimo disse...

Olá Zé...
Bom, não está postando mais, mas achei o blog muito interessante e gostaria de fazer algumas perguntas. Se pudesse responder, ficaria muito feliz !

1)Vc fez um plano de qto tempo ficaria pela Europa?
2)Qto vc levou para gastar neste tempo?
3)Vc foi na expectativa de conseguir algum trabalho (qualquer coisa) para se manter aí? Se sim, como posso tb encontrar algo qdo eu for?

Muito obrigado, bom mochilão e parabéns cara. Vc realmente faz a diferença com estas informações.

**Se possível responder no meu e-mail...

Leandro
qgv2003@hotmail.com

Dentro da Bota disse...

Muito bom o BLOG..!!!
PArabens...

Abraços..
Gi!
Roma

Anônimo disse...

Tenho vontade de ir... por enquanto, vou visitando umas praias aqui mesmo... Você já foi em Tatajuba (CE)? Um dos lugares mais bonitos que já passei... confere esse guia de lá: http://mochileiro.net/guias/tatajuba-ce

Alvaro Rosa disse...

Cara, como consigo contato com vc?
Gostaria de tirar umas dúvidas e acho que vc saberia me responder exatamente o que preciso...
E parabéns pelo blog... Fantástico!!!

Natalia disse...

Olá, Zé Mochileiro

Meu nome é Natália e trabalho na AIESEC. Nao sei se voce nos conhece mas uma das nossas ferramentas é o intercambio profissional. Agora estamos com vagas para o chamado Intercambio de Desenvolvimento, que é de curta duracao e as vagas estao ligadas com questoes educacionais. Ou seja, voce viaja e além da cultura, voce adquire experiencia profissional para botar no seu currículo!
Entre em contato conosco: www.aiesec.org.br ou comigo msm natie20@gmail.com.

Até..

vilin disse...

nossa super legal sua viagem em
eu to comecando um blog sobre mochileiro agora onde o objetivo dele e fazer minha monografia q vai falar sobre o perfil do mochileiro se puder da uma passada la

Anônimo disse...

Fui a Grecia uma vez, a Royal Holiday nos facilitou muito e fomos, ótima viagem!
Gostei muito do seu blog parabens!


www.royal-holiday.com

Anônimo disse...

Ô Zé, escreve mais não?

Bom, seria legal que continuasse o Blog!

Abracos e boa viagem!

Ps.: será que você tem um email para eu escrever direto pra você?

Obrigada!
Cristina
cristina@midiamind.com

Coga disse...

Linda Atenas. Não fui ainda, mas faz parte do plano "mundo" que tenho em mente. =D

Ellen disse...

Adoramos seu Blog !! Suas dicas são fantasticas, parabens !!
Viajamos por 5 meses e agora temos um blog.
Estamos mandando o link para que vc possa nos visitar e esperamos que vc goste.
www.viagemafora.blogspot.com
Agradecemos a sua visita e te desejamos um ótimo 2010.
um grande abraço
Antonio & Ellen

Anônimo disse...

If you suffer from hair loss, hair implants may be one way to help you.
[url=http://www.hair-restoration-surgery.com/]transplant hair[/url]

Anônimo disse...

Opulently I to but I about the post should prepare more info then it has.

Planeta disse...

Muito legal o blog, novamente, otimas dicas!

Pena que nao esta atualizado!

Para quem procura dicas atualizadas diaramente da Europa, incluindo baladas e eventos, visite o http://www.planetaeuropa.com!

Abracos.

Anônimo disse...

Genial fill someone in on and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.

José Morgado disse...

Ei Zé, boa tarde meu caro, tb me chamo Zé, e gostaria de saber, se vc sabe mais ou menos, quanto tempo seria ideal, para partir de Portugal e conhecer alguns países, como, Espanha, Italia, Alemanha, Suíca, Belgica, Holanda e Grécia, e se puder me informar, quantas horas de trem é de cada cidade e valor, pois estou pensando em ir para Portugal e partir de lá, e fazer um mochilão, de 15 a 20 dias....Valeu zÉ

VIAJANDO E PULANDO disse...

adorei ,eu tb conheci atenas um luxo ,parabens
goreth tercas

VIAJANDO E PULANDO disse...

adorei a reportagen vc estar de parabens,um abrço goreth terças