segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Mandamento nº 1 para um mochileiro na Europa

MANDAMENTO I: - "ANDE SEMPRE COM O PASSAPORTE QUANDO FOR SAIR DE ALGUM PAÍS, MESMO QUE SEJA UM PAIS MUITO PRÓXIMO"

Fomos a estação para pegar o trem para a Suiça. Eu percebi que tinha esquecido o passaporte, mas um amigo disse que nem sempre tinha gente pra fiscalizar e pedir os documentos na entrada da suica, já que a viagem da Itália pra Suíça è muito rápida e muito comum, até para passar o dia. Alem do mais eu tinha um xerox do passaporte e meu amigo disse que poderia ser o bastante. OK. Compramos as passagens e entramos no trem. Uma hora e meia de viagem tranquilla.

Quando chegamos na última estacao italiana e fronteira com a Suíça, os fiscais pediram os passaportes. Como eu não tinha, tive que voltar. Não houve conversa. O fiscal limitou-se a dizer : “É necessario o passaporte. Arrivederci". Meus amigos ficaram e lá fui eu pra Milão pegar o passaporte. Mais 3 horas de viagem (contando ida e volta) e mais uns 40 minutos pro percurso da estação ate minha casa e para voltar para a estação.

Não corra riscos, tenha sempre à mão seu passaporte, não arrisque transitar pelos países sem ele. Isso pode acarretar em dor de cabeça e desperdício de dinheiro.

17 comentários:

Saulo Capoeira disse...

e ai ze vc entrou na europa como turista?
valew ai vaio meu email stouro@yahoo.com.br e em fevereiro estou por ai....

r disse...

Oi
zè!
Eu tb estou na Itàlia, via lodovico il moro e vc està em corsico nè, eu inclusive quero fazer o curso na biblioteca de corscico, eu cheguei a menos de uma semana e ainda estou um pouco perdida!
vamos nos comunicar, pq eu ainda nao conheço ninguèm aqui em milao e quero viajar nos finais de semana, que eu tenho livre!
meu email rosana_krisgue@hotmail.com e depois te passo meu telefone italiano!
bjo

Bruno disse...

blz ze meu nome e brunotenho 18 anos e estou pretendendo ir morar em milao em fevereiro de 2008 e kria saber na sua opiniao se valea pena ,ja teho um amigo q mora la.

Anônimo disse...

Saulo,
respondi sua questão no comentário do outro post, ok?
Vc pretende vir sozinho?

Anônimo disse...

Olá Roxie!
É normal ficar perdida no começo, vc veio sozinha?
Anotei seu e-mail, vamos manter contato!
Beijão!

Anônimo disse...

Fala Bruno, blz?
Cara, eu acho que morar fora do país é sempre interessante. É uma experiência e tanto!
Vc consegue tirar alguma cidadania européia? Isso ajuda muito. Ou vc pretende fazer algum curso?

Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno disse...

meu vo e italiano e tenho todos os papeis necessarios e lugar para ficar em milao tbm , prq dois amigos meus ja moram ai , e estou pretendendo ir para estudar e trabalhar

Anônimo disse...

Estou vindo pela primeira vez, gostei bastante pelo conteúdo e qualidade das informações e utilidade para viajantes mocileiros. Gostaria de inserir seu blog com um link na lista de blogs que recomento lá no FATOS & FOTOS de Viagens. Espero sua visita lá e um comentário c0om sua autorização. Sucesso e parabéns!

Anônimo disse...

Bruno,
Dê entrada na sua cidadania o quanto antes! Viajando agora ou não, é sempre importante tê-la.
Agora sobre decidir vir para cá ou não, trata-se de uma decisão apenas sua. Particularmente, acho que se vc tem vontade e tem todas as condições, por que não? Com cidadania vc consegue emprego fácil aqui. Por fim, a dica que lhe dou é: PESQUISE MUITO! Se vc quer estudar, procure o curso certo, que vá de encontro aos seus interesses . Um chefe meu me disse uma vez que o importante de ir pra Europa é voltar com algo concreto daqui, o que concordo plenamente. Vc vindo, fazendo um curso legal e se virando, acumulará uma experiência muito bacana. Vc já tem noção do tipo de curso que quer fazer?
Abraço!

Anônimo disse...

Olá Arnaldo!
Seja bem-vindo ao blog! Que bom q vc curtiu, a idéia é ser um espaço pra troca de informações e dicas, e o pessoal está ajudando bastante, o que é muito importante. O seu link está adicionado na nossa lista!
Um abraço, boas viagens!

Saulo Capoeira disse...

Intao ze estou indo eu e minha mulher rla esta tentando a cidadania italiana, eu vou como turista nao sei no q vai dar...sou professor de capoeira aqui e gostaria de tentar a vida por ai....pode ser na italia ou em outro país da europa falow boa sorte e continue sua jornada abco

Anônimo disse...

E aí Saulo...
Cara, vir pra Europa é sempre bom! Venha sim, conheça, procure uns bicos tal... Existem grupos de capoeira aqui na Itália, dê uma procurada no Google, faça contato com esses caras. Quem sabe não estejam precisando de um instrutor?
Se precisar de alguma força, conte conosco!
Abraço! Boa sorte!!!

Saulo Capoeira disse...

fala ze.... intao eu ate conheco alguns caras pela a europa mas sabe os caras nao tao nem ai pra vc, eles nao ajudam ninguem ta ligado, por isso to indo assim sem a ajuda de ninguem...mais e isso ai se Deus quiser vai dar tudo certo..eu gostaria de procurar um lugar legal ai pra morar sabe ...so me diga uma coisa os empregos por ai um brasileiro tem condiçoes de arrumar um emprego bom?ate a proxima ze e obrigado e fica com Deus

disse...

Saulo,
Emprego tem, mas tudo fica mais fácil se você tem cidadania e pelo menos um italiano básico.
Os brasileiros que conheci aqui todos me ajudaram muito, me indicando lugares baratos pra ficar, comer, etc.
Você pretende vir quando pra cá?
Um abraço!

Saulo Capoeira disse...

eu vo em fevereiro no maximo março abco.ha e parabens pela sua nova casa...felicidades

disse...

Valeu Saulo!
Boa sorte cara!
Compartilhe conosco suas novidades e dicas, ok?
Abraço!