segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Mandamento nº 2 para um mochileiro na Europa

MANDAMENTO II - "COMPRE SEMPRE A PASSAGEM DO TREM"

Depois que voltei para casa e peguei o passaporte, estava lá eu voltando para a Suíça, para encontrar meus amigos. Retornei à estação às 16h30 e o trem sairia as 16h36. Tentei comprar o bilhete mas a máquina estava quebrada e havia muita gente na fila. Se eu não pegasse aquele trem, teria que esperar ate 17h36, pois este trem sai de hora em hora só.

Então entrei no trem mesmo sem passagem. Aqui, tirando o metrô, os transportes publicos funcionam da seguinte maneira: vc entra sem precisar ter o bilhete. Vc compra o bilhete e valida nas máquinas dentro dos ônibus, trens, etc. Tem muita gente que anda sem comprar o bilhete, ou sem validá-lo, guardando-o para uma proxima vez que precisar. Acontece que, aleatoriamente, fiscais entram nos trens e onibus ou agurdam em estações aleatórias pra fiscalizar quem tem o bilhete validado e quem nao tem. Quem não tem o bilhete validado, também não tem conversa, é multa.

Bom, voltando ao trem na Suiça. Como eu estava atrasado e na primeira ida a Suíça não havia ninguém pra fiscalizar no trem, arrisquei a ir sem bilhete. Adivinhem o que aconteceu? Logo no começo entrou um fiscal. Nem tentei mentir. Paguei 50 euros de multa, apenas na ida, sendo que a passagem normal, de ida e volta, custava 11,4 euros. Ainda tive que pagar 7 euros para a volta. Ou seja: pq esqueci o passaporte na primiera vez e pq não comprei uma passagem na segunda, eu gastei 11,4 da 1ª passagem, 50 da multa e mais 7 euros da volta da segunda vez. Total de 68,4 euros quando poderia ter gasto apenas 11,4.

Mas aprendi. Aproveitem e aprendam com meu erro: Andem sempre com o bilhete, não corram o risco! Você pode até conseguir uma vez ou outra ir sem bilhete, mas se for pego, não tem conversa!

8 comentários:

Anônimo disse...

Valeu, Zé ...

D mais...

disse...

Olá Leandro!
Cara, vi seu blog e ele está muito legal! Estou linkando ele aqui no Zé Mochileiro! Estaremos acompanhando!
Um abraço, boa sorte!

disse...

Valeu Aninha!

:-)

Anônimo disse...

Zé, é o rógério. Entrei no teu blog em setembro, meio de outubro, qdo tava para viajar para itália. Agora estou aqui no Friuli, próximo a udine e veneza. E esta do metro, putz, acontece mesmo. Eu não fui multado ainda, mas por várias vezes perdi onibus ou trem por que não dava tempo de comprar o raio do biglieto!!! hehehe Abação.

Unknown disse...

Achei muito interessante o seu blog e estou aqui não só para lhe parabenizar mais para le convidar a fazer parte do meu site www.sairdobrasil.com
Caso queira participar com matérias,dicas, informações é um site voltado para ajudar brasileiros que querem ir para o exterior. Conto com a sua participação e mais uma vez parabéns
abraços

disse...

Fala Rogério!
Bom saber que deu tudo certo na sua viagem!
Essa do metrô tem que tomar cuidado mesmo.
Compartilhe conosco suas dicas e novidades! Fique a vontade e nos ajude a contribuir com a galera que tá a fim de vir pra cá!
Abração!

disse...

Olá Tatiane!
Muito interessante, como posso ajudar?
Abraço!

Dallas disse...

Muito legal o blog, novamente, otimas dicas!

Pena que nao esta atualizado!

Para quem procura dicas atualizadas diaramente da Europa, incluindo baladas e eventos, visite o www.planetaeuropa.com!

Abracos.