quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Preparação

Pessoal, pra quem está a fim de fazer uma viagem para o exterior ou um mochilão, é bom saber que existem inúmeros itens com os quais se gasta algum tempo e dinheiro para providenciar bem antes da viagem. Os principais são os seguintes:

-passaporte: tirar ou renovar o passaporte é simples. Vá ao site da Polícia Federal (http://www.dpf.gov.br/web/servicos/passaporte.htm) ou em algum posto oficial e preencha o formulário. Basta levar duas fotos 5x7, RG e mais um ou outro documento pessoal e pagar a taxa de cerca de R$90,00. Em poucas semanas vc pegará seu passaporte;

-visto: alguns países não exigem visto para quem pretende ficar menos de 90 dias. A Itália é um destes países;

-idioma: o idioma italiano é derivado do Latim, assim como a língua portuguesa, espanhola e francesa. Por isso é relativamente fácil vc conseguir ler pequenos textos com a ajuda de um dicionário comum. Que fique bem claro que estas similaridades facilitam mas é sempre bom ter alguma noção para se comunicar, saber o que pedir, entender o que te oferecem. Isso deve ajudar a gastar menos tempo e dinheiro a toa. E claro, a conseguir algum bico, se precisar.

Eu fiz um curso intensivo de um mês. É pouco, mas consigo ler jornais em italiano. Hoje a internet facilita muito a vida de quem quer aprender outro idioma.

Nos próximos posts vou falar um pouco sobre carteirinhas que podem ajudar e dinheiro para levar! Me ajudem dando informações que eu tenha esquecido de colocar aqui!

2 comentários:

Anônimo disse...

Vai lá Zé!
Boa sorte na viagem cara, estamos aqui torcendo e acompanhando o blog.
Um abraço!

Anônimo disse...

Cuidado hein meu filho.
Tente evitar de dizer que é São Paulino isso deve ajudar um pouco.