terça-feira, 18 de setembro de 2007

Uma conta rápida....

Na situação do Brasil, era para eu estar muito satisfeito com a vida que levava. Até estava satisfeito, mas queria algo mais, algo diferente.

Claro que tal vida exigia alguns esforços: eu acordava às 5h40 para ir a academia. Saía correndo para chegar na Philips às 8h. Saia do trabalho às 17h e corria para casa - correr em São Paulo é no sentido figurativo, pois com o trânsito que temos o mais rápido que conseguimos andar no horário do rush é engatar a 3ª marcha, certo? “Corria” para casa para jantar em 5 garfadas e ir para a faculdade, onde ficava geralmente até às 22h40. Voltava de metrô, chegando em casa às 23h20. Até jantar, tomar um banho e preparar algumas coisas para o dia seguinte já eram 0h30. De qualquer forma, sabia que tamanho esforço seria menor quando fosse efetivado.

Façamos uma simples conta (que por sinal já demonstrei para dezenas de pessoas):

- Um dia tem 24 horas

TEORICAMENTE vc dorme 8 horas. Vejam bem, eu disse teoricamente;

TEORICAMENTE vc trabalha mais 8 horas. Já são 16 horas;
A estas 16 horas, vamos somar uma hora de ida para o trabalho (mais uma vez nosso trânsito), uma hora de volta e a hora de almoço, que vc geralmente a usa perto de onde trabalha. Bem racional, certo?;

Foram-se aí 19 horas no dia. Te sobram 5 horas para vc fazer suas coisas, para vc realmente viver. Lembrem-se que a vida é uma só. Em uma semana útil, vc tem cerca de 20% de sua vida para aproveitar. Se você projetar isso para os anos de sua vida, em sua vida economicamente ativa, que vai dos 18 aos 65, portanto 47 anos, vc teve a opção de viver para vc por menos de 10 anos. Os outros 37 vc passou no trânsito, no trabalho, no almoço ou dormindo. Isso se vc já saiu da faculdade. Se vc ainda faz faculdade, em vez de 19 horas ocupadas no dia, considere 22 ou até 23 horas. Desta forma, dos 47 anos de vida economicamente ativa, vc teve para vc, na verdade, pouco mais de 4 anos, 4 cansados anos.

É assim que vcs planejam viver suas vidas?

Desculpem-me se alonguei demais esta parte.

5 comentários:

Anônimo disse...

Zé, acabo de chagar da europa, vivi na espanha. O país faz parte do seu roteiro???

disse...

Oi Ana Carol, tudo bom? Espanha está no roteiro de minha viagem sim, mas por volta de abril do ano que vem. No começo do verão espanhol, certo? Devo ficar no começo em Barcelona, pois tenho uma amiga lá que tem como me hospedar por alguns dias. Aonde vc morou na Espanha? O que me recomenda por lá?

Bruno Pimentel disse...

Olha só não esquece de mandar meu iphone.
KKKK, Abraços meu velho e boa sorte na sua viagem. Achei legal a inciativa do blog assim ficaremos sabendo das loucuras que o Zé anda fazendo por aí.

Abraços.

Anônimo disse...

Aprendi muito

gabriela disse...

me identifiquei tanto com esse post... realmente é muito pouco tempo pra gente... to indo pra europa, e essa correria nao ta me dando tempo pra pesquisar coisas nem programar a viagem... nem comprei a passagem e em menos de um mes to indo...