quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Preparação

Pessoal, pra quem está a fim de fazer uma viagem para o exterior ou um mochilão, é bom saber que existem inúmeros itens com os quais se gasta algum tempo e dinheiro para providenciar bem antes da viagem. Os principais são os seguintes:

-passaporte: tirar ou renovar o passaporte é simples. Vá ao site da Polícia Federal (http://www.dpf.gov.br/web/servicos/passaporte.htm) ou em algum posto oficial e preencha o formulário. Basta levar duas fotos 5x7, RG e mais um ou outro documento pessoal e pagar a taxa de cerca de R$90,00. Em poucas semanas vc pegará seu passaporte;

-visto: alguns países não exigem visto para quem pretende ficar menos de 90 dias. A Itália é um destes países;

-idioma: o idioma italiano é derivado do Latim, assim como a língua portuguesa, espanhola e francesa. Por isso é relativamente fácil vc conseguir ler pequenos textos com a ajuda de um dicionário comum. Que fique bem claro que estas similaridades facilitam mas é sempre bom ter alguma noção para se comunicar, saber o que pedir, entender o que te oferecem. Isso deve ajudar a gastar menos tempo e dinheiro a toa. E claro, a conseguir algum bico, se precisar.

Eu fiz um curso intensivo de um mês. É pouco, mas consigo ler jornais em italiano. Hoje a internet facilita muito a vida de quem quer aprender outro idioma.

Nos próximos posts vou falar um pouco sobre carteirinhas que podem ajudar e dinheiro para levar! Me ajudem dando informações que eu tenha esquecido de colocar aqui!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Por que Europa?

Foi em uma conversa com um grande amigo meu (que vcs conhecerão no futuro) que cheguei a conclusão: não quero esta estabilidade que poderia ter aos 22 anos. Eu sou um moleque na verdade e quero conhecer coisas novas. Quero quebrar a cara algumas vezes, quero aprender, aprender a me virar. Assim, quando eu for mais velho, chefe de família, e ser obrigado a ter a estabilidade necessária para manter um casamento, filhos nas escolas com uma casa e comida, poderei dizer: “Eu já fiz isso”, ou “Eu já saí por aí, já errei lá, lá também. Mas hoje eu sei, aprendi. Eu vivi”.

Esta vontade de conhecer e viver inúmeras situações inéditas me levou a largar a comodidade para escolher esta aventura. Para atingir estes objetivos, o destino deveria proporcionar algumas coisas condições, tais quais:

- facilidade de transportes
- segurança
- proximidade entre diferentes culturas


A opção ideal foi a Europa. Todos ouvimos falar que na Europa a malha ferroviária é ótima, extensa, segura, pontual e de qualidade. Na Europa, temos muitos países com altos IDH (índice de desenvolvimento humano), apesar de todos enfrentarem algumas dificuldades, principalmente no Leste Europeu. Territórios relativamente pequenos e próximos, o que facilitaria a passagem aprofundada em cada um dos países aos quais viajaria.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Uma conta rápida....

Na situação do Brasil, era para eu estar muito satisfeito com a vida que levava. Até estava satisfeito, mas queria algo mais, algo diferente.

Claro que tal vida exigia alguns esforços: eu acordava às 5h40 para ir a academia. Saía correndo para chegar na Philips às 8h. Saia do trabalho às 17h e corria para casa - correr em São Paulo é no sentido figurativo, pois com o trânsito que temos o mais rápido que conseguimos andar no horário do rush é engatar a 3ª marcha, certo? “Corria” para casa para jantar em 5 garfadas e ir para a faculdade, onde ficava geralmente até às 22h40. Voltava de metrô, chegando em casa às 23h20. Até jantar, tomar um banho e preparar algumas coisas para o dia seguinte já eram 0h30. De qualquer forma, sabia que tamanho esforço seria menor quando fosse efetivado.

Façamos uma simples conta (que por sinal já demonstrei para dezenas de pessoas):

- Um dia tem 24 horas

TEORICAMENTE vc dorme 8 horas. Vejam bem, eu disse teoricamente;

TEORICAMENTE vc trabalha mais 8 horas. Já são 16 horas;
A estas 16 horas, vamos somar uma hora de ida para o trabalho (mais uma vez nosso trânsito), uma hora de volta e a hora de almoço, que vc geralmente a usa perto de onde trabalha. Bem racional, certo?;

Foram-se aí 19 horas no dia. Te sobram 5 horas para vc fazer suas coisas, para vc realmente viver. Lembrem-se que a vida é uma só. Em uma semana útil, vc tem cerca de 20% de sua vida para aproveitar. Se você projetar isso para os anos de sua vida, em sua vida economicamente ativa, que vai dos 18 aos 65, portanto 47 anos, vc teve a opção de viver para vc por menos de 10 anos. Os outros 37 vc passou no trânsito, no trabalho, no almoço ou dormindo. Isso se vc já saiu da faculdade. Se vc ainda faz faculdade, em vez de 19 horas ocupadas no dia, considere 22 ou até 23 horas. Desta forma, dos 47 anos de vida economicamente ativa, vc teve para vc, na verdade, pouco mais de 4 anos, 4 cansados anos.

É assim que vcs planejam viver suas vidas?

Desculpem-me se alonguei demais esta parte.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Um pouco mais sobre mim.

Bom pessoal, antes de começar a falar mais sobre o mochilão em si, acho interessante falar um pouco mais sobre mim e quais os motivos me levaram a fazer este mochilão.

Me formei no curso de Marketing em dezembro de 2006, era estagiário na Philips, uma grande empresa, ganhava o suficiente para manter minhas baladas e viagens de fins de semana. Parecia tudo encaminhado: eu seria efetivado, ganharia mais dinheiro, viveria mais alguns anos com meus pais e depois, com mais dinheiro, passaria a viver sob meu teto, com liberdade, o conforto de um bom emprego e uma realidade que já sei mais ou menos como é, pois faço parte dela há 22 anos. Sem grandes sustos.

Ótimo, não acham? Eu não acho.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Inauguração

Olá! Como vocês estão? Espero que bem. Meu nome é Henrique Pietro Lorenzo, mas podem me chamar de Zé, que é meu apelido mais conhecido. Pra falar a verdade, tem bastante gente que acha que meu nome é José Henrique e acha estranho quando confirmo que Zé é apenas apelido. Mas é um bom apelido.

Tenho 22 anos, sou brasileiro, solteiro (assim espero até os 30, heheheh).

Embarco rumo a Europa em 01/10/2007 e pretendo aqui criar um espaço para trocarmos idéias. Gostaria de contar com a colaboração de quem já fez mochilão na Europa, me indicando lugares para ficar, comer, conhecer. Irei dar dicas também com a experiência que estarei vivenciando para quem está querendo fazer uma trip dessa.

Não quero que isso seja um diário, mas sim um espaço para troca de informações, portanto galera, vamos interagir!

Um abraço!